Atividade educativa sobre transtorno do espectro autista em quilombolas: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.37914/riis.v8i1.465Palavras-chave:
transtorno do espectro autista, atenção primária à saúde, educação contínua, quilombolasResumo
Enquadramento: a Perturbação do Espectro do Autismo é uma condição do neurodesenvolvimento com impacto significativo na comunicação, interação social e comportamento, sendo o diagnóstico precoce essencial. Agentes Comunitários de Saúde, especialmente em comunidades quilombolas, desempenham um papel estratégico na vigilância do desenvolvimento infantil, mas enfrentam lacunas formativas. Objetivo: descrever a experiência formativa de doutorandas em enfermagem na condução de uma ação educativa sobre a Perturbação do Espectro do Autismo, dirigida a Agentes Comunitários de Saúde que atuam numa comunidade quilombola no Nordeste do Brasil. Metodologia: relato de experiência desenvolvido em julho de 2024, baseado no Método do Arco de Maguerez e nos princípios da pedagogia problematizadora. A formação foi estruturada em quatro etapas e teve duração total de três horas. Resultados: foram identificadas fragilidades no conhecimento dos participantes, promover reflexão crítica e valorizar os saberes contextualizados. A inclusão de metodologias participativas e instrumentos digitais favoreceu o envolvimento e a aprendizagem. Conclusão: a ação revelou potencial formativo relevante, tanto para os profissionais quanto para as doutorandas. Evidenciou-se a importância de estratégias educativas contínuas, contextualizadas e culturalmente sensíveis, com foco nos cuidados prestados a populações vulneráveis.
Referências
Aguilar-Peña, M., Blandon, M., & García-Perdomo, H. (2020). Salud intercultural y el modelo de salud propio indígena. Revista de Salud Pública, 22(4), 463–467. https://doi.org/10.15446/rsap.v22n4.87320
American Psychiatric Association (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM-5 (5ª ed.). Artmed. https://membros.analysispsicologia.com.br/wp-content/uploads/2024/06/DSM-V.pdf
Baez, M., Ramos, S., & Vasquez, E. V. (2024). Traditional medicine in latin america: a holistic approach to health. Community and Interculturality in Dialogue, 4, 120. https://doi.org/10.56294/cid2024120
Brayner, J. C. M. (2016). Formação e atuação dos agentes comunitários de saúde em Sobral-CE para identificação e acompanhamento das pessoas com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) frente ao decreto nº 8.368/2014 [Dissertação de Mestrado, UFC - Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30027
Costa, A., Almeida, M., Maia, F., Resende, L., Sager, V., Oliveira, S, Mangabeira, G. L., & Silveira, M. F. (2024). Transtorno do espectro do autismo e o uso materno e paterno de medicamentos, tabaco, álcool e drogas ilícitas. Ciência & Saúde Coletiva, 29(2), 1–12. https://www.scielo.br/j/csc/a/rxTyjTD7ZYL4bDcgBdXgMmp/
Couto, É., Vargas, D., Pereira, C., & Galvão, E. (2017). Agentes comunitários de saúde em comunidades quilombolas: desvelando sua percepção sobre seu papel de educador. Revista de Enfermagem UFPE, 11(11), 4709–4715. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-33497
Dias, G., Santos, J., & Lopes, M. (2022). Arco da problematização para planejamento educativo em saúde na percepção de estudantes de enfermagem. Educação em Revista, 38, e25306. https://doi.org/10.1590/0102-469825306
Diaz, A. P., Svob, C., Zhao, R., Difabrizio, B., Warner, V., Gameroff, M. J., Skipper, J., Gingrich, J., Posner, J., Wickramaratne, P. J., Weissman, M. M., & Talati, A. (2019). Adult outcomes of childhood disruptive disorders in offspring of depressed and healthy parents. Journal of Affective Disorders, 244, 107–112. https://doi.org/10.1016/j.jad.2018.10.086
Girianelli, V., Tomazelli, J., Silva, C., & Fernandes, C. (2023). Diagnóstico precoce do autismo e outros transtornos do desenvolvimento, Brasil, 2013–2019. Revista de Saúde Pública, 57(21). https://scielo.br/j/rsp/a/JBftZkCxZ6SYbqkJhyvCGYP/?format=pdf&lang=pt
Heggestad, A., Konow-Lund, A., Christiansen, B., & Nortvedt, P. (2022). A vulnerable journey towards professional empathy and moral courage. Nursing Ethics, 29(4), 927–937. https://doi.org/10.1177/09697330221074013
Iadarola, S., Pellecchia, M., Stahmer, A., Lee, H., Hauptman, L., Hassrick, E., Crabbe, S., Vejnoska, S., Morgan, E., Nuske, H., Luelmo, P., Friedman, C., Kasari, C., Gulsrud, A., Mandell, D., & Smith, T. (2020). Mind the gap: an intervention to support caregivers with a new autism spectrum disorder diagnosis is feasible and acceptable. Pilot and Feasibility Studies, 6. https://doi.org/10.1186/s40814-020-00662-6
Lane, A., & Roberts, C. (2021). Contextualised reflective competence: a new learning model promoting reflective practice for clinical training. BMC Medical Education, 22, 253. https://doi.org/10.1186/s12909-022-03112-4
Maranhão, S., Lisboa, L., Reis, C., & Júnior, R. (2019). Interprofessional education and work in attention to autism spectrum disorder. Contexto & Saúde, 19(37). https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.37.59-68
Ministério da Saúde (Brasil). (2024). Caderneta da criança menino (7ª ed.). https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-crianca/caderneta
Mussi, R., Flores, F., & Almeida, C. (2021). Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, 48(17), 60–77. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
Rodrigues, Z. I. L. (2022). O conceito de diálogo na obra de Paulo Freire. In J. C. Miguel (Org.), Educação de jovens e adultos: teoria, práticas e políticas (pp. 177-192). Cultura Acadêmica. https://doi.org/10.36311/2022.978-65-5954-310-6
Schaaf, M., Warthin, C., Freedman, L., & Topp, S. (2020). The community health worker as service extender, cultural broker and social change agent: a critical interpretive synthesis of roles, intent and accountability. BMJ Global Health, 5, e002296. https://doi.org/10.1136/bmjgh-2020-002296
Thissen, M., Seeling, S., Achterberg, P., Fehr, A., Haneef, R., Palmieri, L., Tijhuis, M., Unim, B., & Ziese, T. (2020). Developing recommendations for good practice in national health reporting. European Journal of Public Health, 30(Suppl 5), v429. https://doi.org/10.1093/eurpub/ckaa165.739
Tomazelli, J., Girianelli, V., & Fernandes, C. (2023). Incidência de transtorno global do desenvolvimento em crianças: características e análise a partir dos CAPSi. Psicologia USP, 34, e210002. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6564e210002
Vivanti, G., Kasari, C., Green, J., Mandell, D., Maye, M., & Hudry, K. (2018). Implementing and evaluating early intervention for children with autism: where are the gaps and what should we do? Autism Research, 11(1), 16–23. https://doi.org/10.1002/aur.1900
World Health Organization. (2025, September, 17). Autism. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders
Winkel, A., Yingling, S., Jones, A., & Nicholson, J. (2017). Reflection as a learning tool in graduate medical education: a systematic review. Journal of Graduate Medical Education, 9(4), 430–439. https://doi.org/10.4300/JGME-D-16-00500.1
Winter, R., Leanage, N., Roberts, N., Norman, R., & Howick, J. (2022). Experiences of empathy training in healthcare: a systematic review of qualitative studies. Patient Education and Counseling, 105(10), 3017-3037. https://doi.org/10.1016/j.pec.2022.06.015
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Samara Nepomuceno, Jocilene Paiva, Emilia Rouberte, Isaura Rolim, Patrícia Vasconcelos, Monaliza Grimaldi, Edmara Costa, Paula Oliveira, Cristina Pinto, Ana Cantante, Liliana Mota

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.