Atividade educativa sobre transtorno do espectro autista em quilombolas: relato de experiência

Autores

  • Samara Nepomuceno Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil
  • Jocilene Paiva Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil https://orcid.org/0000-0002-8340-8954
  • Emilia Rouberte Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil https://orcid.org/0000-0001-9758-7853
  • Isaura Rolim Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil
  • Patrícia Vasconcelos Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil
  • Monaliza Grimaldi Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil https://orcid.org/0000-0002-8718-4783
  • Edmara Costa Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil
  • Paula Oliveira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil https://orcid.org/0000-0001-9091-0478
  • Cristina Pinto Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-6077-4150
  • Ana Cantante Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3839-344X
  • Liliana Mota Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3357-7984

DOI:

https://doi.org/10.37914/riis.v8i1.465

Palavras-chave:

transtorno do espectro autista, atenção primária à saúde, educação contínua, quilombolas

Resumo

Enquadramento: a Perturbação do Espectro do Autismo é uma condição do neurodesenvolvimento com impacto significativo na comunicação, interação social e comportamento, sendo o diagnóstico precoce essencial. Agentes Comunitários de Saúde, especialmente em comunidades quilombolas, desempenham um papel estratégico na vigilância do desenvolvimento infantil, mas enfrentam lacunas formativas. Objetivo: descrever a experiência formativa de doutorandas em enfermagem na condução de uma ação educativa sobre a Perturbação do Espectro do Autismo, dirigida a Agentes Comunitários de Saúde que atuam numa comunidade quilombola no Nordeste do Brasil. Metodologia: relato de experiência desenvolvido em julho de 2024, baseado no Método do Arco de Maguerez e nos princípios da pedagogia problematizadora. A formação foi estruturada em quatro etapas e teve duração total de três horas. Resultados: foram identificadas fragilidades no conhecimento dos participantes, promover reflexão crítica e valorizar os saberes contextualizados. A inclusão de metodologias participativas e instrumentos digitais favoreceu o envolvimento e a aprendizagem. Conclusão: a ação revelou potencial formativo relevante, tanto para os profissionais quanto para as doutorandas. Evidenciou-se a importância de estratégias educativas contínuas, contextualizadas e culturalmente sensíveis, com foco nos cuidados prestados a populações vulneráveis.

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Publicado

06-10-2025

Como Citar

Nepomuceno, S., Paiva, J., Rouberte, E., Rolim, I., Vasconcelos, P., Grimaldi, M., … Mota, L. (2025). Atividade educativa sobre transtorno do espectro autista em quilombolas: relato de experiência. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 8(1), e465. https://doi.org/10.37914/riis.v8i1.465

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