Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista.
  • O manuscrito submetido à revista RIIS não contém quaisquer dados de identificação dos autores, tendo sido respeitadas todas as instruções de Revisão Cega por Pares.
  • Não existem conflitos de interesse e caso tenha havido algum apoio está documentado no artigo.
  • O artigo respeita os procedimentos éticos relativos à elaboração e publicação de um trabalho científico e respeita a legislação em vigor sobre direitos de autor.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • O texto está em formato A4, justificado, letra Calibri, tamanho 11 e espaço 1,5.
  • O título é composto no máximo por 12 palavras.
  • Todas as citações literais e paráfrases cumprem as normas American Psychological Association (APA, 7ª edição), indicando quando possível o URL para as referências.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Instruções aos Autores.
  • Autorizo a indexação do artigo em bases de dados de redes nacionais ou internacionais nas quais a revista RIIS possa ou venha a estar indexada.
  • Declaro que sou responsável, bem como os demais autores, por qualquer infracção inerente aos princípios acima descritos, ou outros que prejudiquem a revista RIIS e os princípios de rigor da comunidade científica.
  • Autorizo a utilização dos meus dados pessoais, para efeitos de gestão, divulgação e partilha do artigo com todas as bases de dados a que a RIIS esteja indexada.

Instruções para Autores

Checklist de Autoverificação    Normas de Publicação   Title Page

A Revista de Investigação & Inovação em Saúde (RIIS) é uma revista científica divulgada em formato eletrónico que tem como objetivo divulgar o conhecimento científico produzido na área das Ciências da Saúde, Educação e Investigação. Exige-se que todos os artigos tenham profundidade científica, sejam originais, sem plágio. próprio ou de terceiros, sem falsificação ou manipulação de dados, respeitem os princípios éticos e demonstrem clara relevância para o avanço científico da problemática em estudo. Os autores devem garantir que o artigo submetido à RIIS não foi publicado nem se encontra em processo de análise para publicação noutra revista.

É da exclusiva responsabilidade dos autores o conteúdo dos artigos, bem como o respeito pelos princípios éticos inerentes à investigação, cumprindo as normas e orientações da revista.

A RIIS segue as normas da American Psychological Association (APA, 7ª edição), pelo que os artigos submetidos devem cumprir as norma APA, nomeadamente nas citações em texto e nas referências bibliográficas.

Uso IA generativa e tecnologias assistidas por IA
O texto gerado a partir de Inteligência Artificial (IA), como ChatGPT e outras baseadas em grandes modelos linguísticos (LLMs), não pode ser utilizado em artigos publicados em revistas científicas, nem as figuras, imagens ou gráficos que os acompanham podem ser produtos de tais ferramentas, sem autorização explícita dos editores. Para além disso, um programa de IA não pode ser autor de um artigo da RIIS. Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo do seu trabalho, mesmo as partes produzidas por uma ferramenta de IA, e são, por conseguinte, responsáveis por qualquer violação da ética de publicação. Uma violação desta política constitui má conduta científica.

O processo de revisão por pares da RIIS é duplamente cego pelo que não deverá ser identificada a autoria do artigo no corpo do mesmo. Os editores selecionam dois revisores peritos na área do artigo.

A RIIS tem uma publicação contínua.

Na preparação do documento para submissão deve cumprir as orientações das Normas de Publicação.

É obrigatório a submissão da Title Page com a indicação do título do artigo, identificação dos autores e contributos para o artigo, assinada por todos os autores.

No caso dos artigos de investigação empírica, é também obrigatório a submissão do respetivo Parecer da Comissão de Ética.

Sugere-se que os apoios, financiamentos ou colaborações externas sejam mencionados na secção de agradecimentos.

Os artigos podem ser submetidos em português ou inglês. O título, o resumo e as palavras-chave têm de ser escritos em português, inglês e espanhol. O texto deve ser datilografado, letra Calibri, tamanho 11, espaço 1,5, em formato word, justificado, páginas em formato A4, evitando negritos e sublinhados, variação de tipo de letra, fundos de cor. O artigo não deverá ultrapassar as 15 páginas incluindo referências, tabelas e figuras.

As tabelas e as figuras só devem ser incluídas se absolutamente necessárias para a compreensão do artigo. Têm de ser identificadas ao longo do texto com a numeração por ordem de inclusão. As tabelas têm de apresentar o número e título em cabeçalho. As figuras têm de apresentar a sua identificação no rodapé. No caso de conterem abreviaturas, devem ser apresentadas nos rodapés das mesmas.

Os artigos de investigação empírica deverão conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Enquadramento/Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão, Conflitos de Interesse e Referências bibliográficas.

Os artigos de revisão deverão conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Procedimentos Metodológicos de Revisão, Resultados, Discussão, Conclusão, Conflitos de Interesse e Referências bibliográficas.

Os artigos teóricos/ensaios deverão conter as seguintes secções: Título, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Desenvolvimento/Dissertação, Conclusão, Conflitos de Interesse e Referências bibliográficas.

 

Título: máximo 12 palavras. Escrito em português, inglês e espanhol.

Resumo: máximo 200 palavras. Deve incluir a divisão pelas seguintes secções: enquadramento, objetivos, metodologia, resultados e conclusão.

Palavras-chave: máximo 4, escritas em português, inglês e espanhol. Devem estar transcritas de acordo com os descritores MeSH (disponível em http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html e/ou https://decs.bvsalud.org/sobre-o-decs/).

Introdução: Enunciado do problema, argumentos de relevância de acordo com a literatura. Objetivos do estudo.

Enquadramento / Fundamentação Teórica: Apresentação do estado da arte relativa ao tema em estudo. Sugere-se a inclusão de trabalhos publicados nos últimos 5 anos, indexados em base de dados.

Metodologia: Tipo de estudo / Desenho / Amostra / Participantes / População. Instrumentos de recolha de dados, procedimentos e considerações ético-legais. Técnicas de análise de dados utilizadas.

Resultados: Apresentação  e  análise  de  dados.  Rigor da análise.

Discussão: Análise comparativa dos resultados com o conhecimento existente acerca do tema e relevância dos novos conhecimentos que emergem do estudo.

Conclusão: Conclusões relacionadas com os objetivos/questões/hipóteses de investigação. Os resultados devem suportar ou refutar a temática estudada e apresentada no artigo. Limitações do estudo. Implicações para as ciências da saúde, educação e investigação. Sugestões para investigações futuras.

Conflitos de Interesse: deve ser mencionada a existência ou não de conflitos de interesses que possam interferir com a imparcialidade do artigo (pessoais, comerciais, académicos, políticos ou financeiros).

Agradecimentos: (facultativo) Devem ser evidenciados todos os apoios, financeiros, técnicos ou institucionais, que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho, mas que não têm peso de autoria.

Normas de referenciação bibliográfica: deve ser utilizada a norma da American. Psychological Association (APA) 7ª Edição. As referências devem ser de fonte primária, incluídas no texto, cuja apresentação deve ser feita por ordem alfabética. Sugere-se a integração de uma referência publicada na RIIS.

Encoraja-se os autores a utilizarem Standard Reporting Guidelines na preparação dos artigos. De acordo com o tipo de estudo, podem utilizar os seguintes links:

Tipo de estudo

Guideline

Clinical Trials

CONSORT

Observational

STROBE

Systematic reviews and meta-analysis on clinical trials

PRISMA

Meta-analysis of observational studies

MOOSE

Diagnostic accuracy

STARD

Qualitative research

COREQ

Others

See here…

(Exemplos para a elaboração das Referências bibliográficas)

 ESPECIFICAÇÃO DE AUTOR

Com 1 Autor

Bolander, V. (1998)

Com 2 a 20 Autores:

Roper, N., Logan, W., & Tierney, J.

Com mais de 20 autores (deve indicar os primeiros 19 autores... o último):

Cooper, l., Eagle, K., Home, L., Robertson, A., Taylor, D., Reims, H., … Smith, W.A.

Editor como Autor:

Melo, M. C., & Lopes, J. M. (Eds).

Autor Coletivo:

Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis

Sem Autor Expresso:

Entrada pelo título se a obra é anónima no local do autor coloca-se Anónimo

PUBLICAÇÃO SEM ANO

Autor (s.d.).

LIVROS

Um autor

Bolander, V. (1998). Enfermagem Fundamental. (1ª ed). Lusodidacta

Dois a vinte autores

Roper, N., Logan, W., & Tierney, A. J. (1995). Modelo De enfermagem. (3ª ed.) McGraw-Hill

vinte e um ou mais autores, coloque os dezanove primeiros nomes dos autores, seguido de reticências e o último autor

Benavente, A., Silva, R., Gomes, P., Aníbal, A., Guerra, B., Santos, P., … Simões, C. (1987). Do outro lado da escola. Instituto de Estudos para o Desenvolvimento.

Editor literário

Akai, K., Hayashi, M., & Nishimatsu, Y. (Eds). (1981). Weak   rock:   soft   fractured   and   weathered   rock: proceedings of the international symposium Tokyo, 1981. A. A. Balkema

Capítulo de livros

Napolitano, J. (2013). Development, sustainability  and internacional politics. In L. Meuleman (Ed.), Transgovernance:  Advancing sustainability governance (pp. 163-211). Springer

Coletividade autor:

Ministério da Saúde. Direção-Geral da Saúde. (2004). Plano Nacional de Saúde 2004-2010. Direção-Geral da Saúde

Teses, dissertações e outras provas académicas Ferreira, P. (2004). Melhoria contínua da qualidade  na prestação de cuidados de saúde ao doente diabético tipo 2 [Tese de Mestrado]. Instituto de Higiene e Medicina Social da Faculdade de Medicina. RCAAP. link.

Atas de congressos

Congresso Nacional de bibliotecários, arquivística e documentalista (1987). Integração europeia: um desafio à informação: atas de conferência. Minerva, 1987.

ARTIGOS DE PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

(Nota: A nível de autores segue as regras do livro)

Gomes, R. M. (2012, Janeiro). Serra da Estrela. Revista Fugas, 152, (4), 20-21.

DOCUMENTOS LEGISLATIVOS E JUDICIAIS

Decreto-Lei nº 192/89, de 08 de Junho. Diário da República, Série I (131)

DOCUMENTOS ELETRÓNICOS

Livros

Almodovar, A., & Cardoso, J. L. (1998). A history of portuguese economic thougth. Routledge. http://www.ebrary.com/lib/mctbrasilia

Artigos de publicações periódicas

Nono, M. A., & Mizukami, N. (2002). Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 83(203). http://site.ebrary.com/lib/mctbrasilia/Doc?id=10055

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.