Atitudes dos Estudantes de Enfermagem Perante a Pessoa com Doença Mental
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Palavras-chave

Atitude; Estigma social; Estudantes de Enfermagem; Doença Mental

Como Citar

Ponte, D. ., Tavares, C., Alves, P. ., Quesado, A., Ferreira , A., & Quesado, A. (2023). Atitudes dos Estudantes de Enfermagem Perante a Pessoa com Doença Mental. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 6(1), 35–48. https://doi.org/10.37914/riis.v6i1.227

Resumo

Enquadramento: As atitudes estigmatizantes dos estudantes de enfermagem perante a pessoa com doença mental podem influenciar as suas aprendizagens e o desenvolvimento de competências, comprometendo a prestação de cuidados como futuros enfermeiros. Objetivos: Conhecer as atitudes dos estudantes de enfermagem perante a pessoa com doença mental e verificar a correlação existente entre a frequência às unidades curriculares de Saúde Mental e Psiquiatria e as suas atitudes perante a pessoa com doença mental. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo-correlacional. Amostra de conveniência com 47 estudantes do curso de licenciatura em enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior da região norte de Portugal. Dados colhidos através de questionário on-line, constituído pelo Attribution Questionaire (AQ-27) (Sousa et al., 2008). Recorreu-se à análise estatística descritiva e inferencial, através do Statistical Package for the Social Sciences (versão 26). Resultados: Verificou-se a presença de estigma moderado. Observaram-se diferenças estatisticamente significativas entre o semestre do curso sobre as categorias Irritação [X2 (3) =14,416; P=0,002], Perigosidade [X2 (3) =11,650; P=0,009] e Medo [X2 (3) =12,523; P=0,006] e Pena [F (3,43) = 5,471; P=0,003]. Conclusão: O ensino teórico e prático revelou diminuição de atitudes estigmatizantes, bem como a experiência prévia em Saúde Mental. A familiaridade apenas influenciou a categoria Irritação.

https://doi.org/10.37914/riis.v6i1.227
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