Sobre a Revista

A Revista de Investigação & Inovação em Saúde (RIIS) é uma revista científica da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa desenvolvida e gerida pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento desde 2018, e que tem como objetivo divulgar o conhecimento científico produzido na área das Ciências da Saúde, Educação e Investigação.

A RIIS é uma revista de acesso livre, sem custos associados. Todos os leitores são bem-vindos a consultar, dirigindo-se a estudantes, profissionais e investigadores das áreas em estudo: Ciências da Saúde, Educação e Investigação.

A RIIS tem uma publicação contínua, online, organizada em vários números por ano, que poderão ser impressos semestralmente para divulgação da investigação científica em bibliotecas de diversas instituições da área da saúde e ensino superior.

Política Editorial

A RIIS é uma revista científica de acesso aberto, com publicação contínua de artigos de investigação empíricos, artigos de revisão e artigos teóricos/ensaios que resultem de investigação original, das diferentes áreas científicas das Ciências da Saúde, Educação e Investigação desenvolvidos em Portugal e no estrangeiro. Considera-se ainda para publicação editoriais com conteúdo científico relevante na área core da RIIS.

A publicação na RIIS não tem qualquer custo para o autor ou para o leitor.

A RIIS está indexada a várias bases de dados e redes nacionais e internacionais (SciELO, Latindex, DOAJ, REDIB, CiteFactor, REDEdit, EBSCO, Dialnet, Redalyc, RCAAP).

A RIIS tem como missão divulgar investigação científica original e inovadora que evidencie o desenvolvimento pedagógico e científico do ensino superior da saúde e a saúde em resposta às necessidades do mundo em constante mudança, sendo o seu público-alvo especialmente estudantes, profissionais e investigadores das Ciências da Saúde, Educação e Investigação. É disponibilizada em formato eletrónico, cujo acesso é público e gratuito.

A RIIS é uma revista de caráter internacional, bilingue, sendo publicada em português e inglês. No caso de ser submetido o artigo em português, o autor compromete-se a traduzi-lo para inglês, de nível A. Assim, todos os artigos têm obrigatoriamente uma versão em língua inglesa. A opção multilingue (português, inglês e espanhol) aplica-se exclusivamente aos meta-dados (título, resumo e palavras-chave) que coexistem nas três línguas para todos os artigos.

O processo de revisão dos artigos é integralmente gerido em sistema de revisão por pares duplamente cego (double-blind peer review):
- revisão por pares (peer review) – permite que a RIIS garanta o rigor científico nas suas publicações e que traga contributos relevantes para o avanço científico das áreas em estudo;
- duplamente cego (double-blind) – é preservado o anonimato de autores e revisores.

A gestão da RIIS é feita a partir da plataforma digital online Open Journal System (OJS).  O processo de arbitragem e de avaliação inicia-se após a receção do artigo submetido e integra o Fluxograma de Decisão para Publicação em 9 passos ABCDEFGH:

A - Atribuição de Código;

B - Pré-análise;

C - Revisão por pares;

D- Supervisão da Revisão;

E- Revisão técnica e documental;

F - Revisão final;

G - Composição, Conceção Gráfica e Maquetização;

H - Divulgação.

Missão

Divulgar investigação científica original e inovadora que evidencie o desenvolvimento pedagógico e científico do ensino superior da saúde e a saúde em resposta às necessidades do mundo em constante mudança.

Política de Acesso Livre

A RIIS oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, proporcionando uma maior democratização mundial do conhecimento. Todos os artigos são publicados sob os termos da Licença Creative Commons CC-BY- Atribuição 4.0 Internacional.