Validação de curso online sobre segurança do paciente na atenção primária: estudo metodológico

Validation of an online course on patient safety in primary health care: a methodological study

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37914/riis.v8i2.486

Palavras-chave:

segurança do paciente, equipe de enfermagem, educação continuada, atenção primária à saúde

Resumo

Enquadramento: a segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde é essencial para garantir a qualidade dos cuidados, sendo frequentemente desvalorizada. A formação profissional contínua, mediada por tecnologias educativas, constitui uma estratégia eficaz para a redução de riscos e promoção de práticas seguras. Objetivos: desenvolver e validar um curso online sobre segurança do paciente, dirigido a profissionais da Atenção Primária à Saúde. Metodologia: estudo metodológico, de natureza quantitativa, estruturado segundo um modelo instrucional composto por cinco etapas (análise, conceção, desenvolvimento, implementação e avaliação). O curso foi submetido à validação por um painel de 11 peritos com experiência reconhecida na área. A análise quantitativa dos dados teve por base o Índice de Validade de Conteúdo, considerando-se como valor mínimo aceitável 0,78. Resultados: o curso, com uma carga horária total de 60 horas e dividido em três módulos, obteve 100% de concordância entre os peritos nos 14 critérios avaliados. As sugestões dos avaliadores foram integradas, contribuindo para a melhoria da clareza, usabilidade e aplicabilidade dos conteúdos. Conclusão: o curso foi considerado válido, configurando-se como uma ferramenta pedagógica relevante para a capacitação profissional e o reforço da segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde.

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Publicado

24-11-2025

Como Citar

Paiva, J., Freire, V., Barros, L., Oliveira, A., Vasconcelos, P., Pinto , C., … Oliveira, P. (2025). Validação de curso online sobre segurança do paciente na atenção primária: estudo metodológico: Validation of an online course on patient safety in primary health care: a methodological study. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 8(2), e486. https://doi.org/10.37914/riis.v8i2.486

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