Padrão de atividade física e bem-estar psicologico em estudantes do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.37914/riis.v7i3.358Palavras-chave:
atividade física; comportamento sedentário; bem-estar; estudantesResumo
Enquadramento: O sedentarismo é um problema atual da sociedade moderna, potenciando o aparecimento de problemas de saúde. O bem-estar psicológico está associado a problemas de foro mental que são por vezes incapacitantes, podendo ser influenciado pelo padrão de atividade física. Objetivos: Analisar o padrão de atividade física em estudantes de uma instituição do ensino superior e a sua relação com o bem-estar psicológico. Metodologia: Estudo correlacional quantitativo transversal com recurso a amostra não probabilística de conveniência. Resultados: Amostra constituída por 48 estudantes do ensino superior, com idades entre os 18 e os 25 anos. Foi estudada a relação entre o padrão de atividade física e o bem-estar psicológico dos estudantes e a relação destes com as variáveis sóciodemográficas. Apesar de não existirem relações com significado estatístico verificaram-se diferenças, pois os estudantes que realizam uma atividade física com maior intensidade têm tendencionalmente um melhor bem-estar psicológico. Verificou-se ainda que existe uma tendência para os estudantes com mais idade apresentarem uma menor sensação de saúde e que os estudantes que possuem um melhor coeficiente de bem-estar psicológico possuam uma melhor sensação de saúde e menos tempo de atividades sedentárias. Conclusão: Verifica-se que tendencionalmente quem pratica mais atividade física demonstra um melhor bem-estar psicológico. Sugere-se um maior investimento em literacia em saúde sobre o que é a atividade física, os seus padrões e as orientações da OMS para reduzir o sedentarismo e melhorar os índices de prática de atividade física.
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