Perspetiva dos estudantes e docentes acerca do debriefing na prática simulada
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Palavras-chave

treinamento com simulação de alta fidelidade; exercício de simulação; treinamento por simulação; simulação

Como Citar

Mota, L., Maia, C., Soares, F. ., Marreiros, T. ., Silva, A. R., & Freitas, R. (2019). Perspetiva dos estudantes e docentes acerca do debriefing na prática simulada. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 2(1), 41–50. https://doi.org/10.37914/riis.v2i1.46

Resumo

Enquadramento: a simulação é uma estratégia pedagógica que envolve uma representação hipotética da realidade clínica. O debriefing na prática simulada consiste num método de aprendizagem que tem como objetivo a reflexão sobre o sucedido, incluindo aspetos positivos e negativos, com a formulação de alternativas aos aspetos que correram menos bem. Objetivo: compreender a perspetiva dos estudantes e dos docentes do curso de licenciatura em enfermagem acerca da utilização do debriefing na prática simulada. Metodologia: estudo qualitativo descritivo orientado pela teoria das representações sociais. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados um questionário (googledocs) com um Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e análise de dados com recurso ao Iramuteq. Resultados: o estudo integrou 52 estudantes e 9 docentes do curso de licenciatura em enfermagem. A partir da classificação hierárquica descendente obtivemos cinco classes: competência (30%), pensamento crítico-reflexivo (23%), aprendizagem (18%), evolução (18%) e atitude (11%). Conclusão: o debriefing na prática simulada representa para os estudantes e docentes do curso da licenciatura em enfermagem um momento de desenvolvimento de competências e pensamento crítico-reflexivo.

https://doi.org/10.37914/riis.v2i1.46
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