Representação social do enfermeiro sobre a visita no pós-operatório em clientes cirúrgicos
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Palavras-chave

enfermeiro; dor aguda; representação social; visita pós-operatória

Como Citar

Silva, C., Soares, L., Ferreira, M. A., Jesus, S. ., Príncipe, F. ., & Mota, L. (2019). Representação social do enfermeiro sobre a visita no pós-operatório em clientes cirúrgicos . Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 2(2), 47–57. https://doi.org/10.37914/riis.v2i2.58

Resumo

Enquadramento: a dor aguda do pós-operatório define-se como a dor existente num cliente após ter sido submetido a um procedimento cirúrgico. Com o intuito de diminuir ou eliminar a dor pós-operatória recomenda-se que o seu controlo aconteça antes, durante e após um procedimento cirúrgico e que a sua reavaliação faça parte integrante deste processo. Objetivo: explorar a representação social do enfermeiro sobre a visita no pós-operatório em clientes cirúrgicos com dor aguda. Metodologia: estudo qualitativo exploratório, orientado pela teoria das representações sociais. Participaram no estudo 73 enfermeiros. O instrumento de recolha de dados foi um questionário (googledocs) com um Teste de Associação Livre de Palavras e análise de dados com recurso ao Iramuteq.   Resultados: os enfermeiros de anestesia e os dos serviços cirúrgicos quando pensam na visita no pós-operatório, em clientes com dor aguda, remetem para o trabalho em equipa. Estes profissionais valorizam a dor, a vigilância, o controlo e o alívio da dor. Conclusão: a representação social do enfermeiro na visita do pós-operatório tem a equipa como núcleo central, salientando a importância da vigilância e do controlo da dor, para promover o seu alívio.

https://doi.org/10.37914/riis.v2i2.58
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