Automedicação nos estudantes do ensino superior da saúde

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Palavras-chave

Automedicação; Estudantes; Ensino Superior

Como Citar

Príncipe, F., Oliveira, A., Silva, C., Silva, D., Silva, D., & Silva, T. (2020). Automedicação nos estudantes do ensino superior da saúde. Revista De Investigação &Amp; Inovação Em Saúde, 3(2), 21–28. https://doi.org/10.37914/riis.v3i2.82

Resumo

Enquadramento: a automedicação envolve o uso de medicamentos para tratar distúrbios ou sintomas autodiagnosticados, ou o uso intermitente ou continuado de medicação prescrita por um médico para tratamento crónico ou doenças ou sintomas recorrentes. Objetivos: caraterizar a prática da automedicação nos estudantes do ensino superior da saúde. Metodologia: estudo quantitativo e descritivo. Amostra constituída por 301 estudantes. Recolha de dados com recurso a questionário e análise de dados efetuada através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: verifica-se automedicação em 93,4% dos estudantes do ensino superior saúde. Os sinais e sintomas mais frequentes foram as cefaleias (29,8%), dismenorreia (13,5%) e febre (9,9%). Os medicamentos mais utilizados foram os analgésicos/antipiréticos (34,6%), os anti-inflamatórios (29,2%), vitaminas e sais minerais (7,4%). Conclusão: a automedicação entre os estudantes do ensino superior é elevada, pelo que é fulcral abordar esta problemática ao longo do curso de forma a minimizar os riscos associados a este consumo.

https://doi.org/10.37914/riis.v3i2.82

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