Impacto da Doença Oncológica nos Familiares: Sobrecarga e Sintomatologia Psicopatológica, Relação e Implicações
PDF

Palavras-chave

Doença oncológica; familiares; sobrecarga; sintomatologia psicopatológica

Como Citar

Rezende, M., & Remondes-Costa, S. (2018). Impacto da Doença Oncológica nos Familiares: Sobrecarga e Sintomatologia Psicopatológica, Relação e Implicações. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 1(1), 45–56. https://doi.org/10.37914/riis.v1i1.28

Resumo

Enquadramento: adoecer de cancro é um dos acontecimentos de vida mais temíveis do mundo, e um dos maiores stressares do ciclo de vida, provocando sofrimento, preocupações e perdas no doente e na família. É sobre a família que recai maioritariamente a responsabilidade de cuidar, afetando a saúde física, emocional e psicológica de quem cuida. Objetivo: avaliar a sintomatologia psicopatológica e a sobrecarga de familiares de doentes oncológicos e estudar a relação entre as duas variáveis. Metodologia: participaram no estudo 96 familiares de doentes oncológicos, com idades compreendidas entre os 18 e os 67 anos, respondendo à Escala de Sobrecarga do Cuidador (Sequeira, 2009) e ao Inventário de Sintomas Psicopatológicos (Canavarro, 1999). Resultados: os níveis de sobrecarga são moderados, sendo a sobrecarga subjetiva a mais afetada. A ansiedade e a depressão são os sintomas psicopatológicos mais prevalentes. A sobrecarga e a sintomatologia psicopatológica variam em função do sexo, residência, situação ocupacional, grau de parentesco, ser cuidador, acompanhamento ao hospital e co-habitação. Constatou-se a existência de relação estatisticamente significativa entre sobrecarga e psicopatologia. Conclusão: é fundamental para a melhoria dos cuidados prestados atender à saúde psicológica dos familiares, designadamente, dos cuidadores.

https://doi.org/10.37914/riis.v1i1.28
PDF

Referências

Afonso, J. {2011). Avaliação das funções da conjugalidade no suporte ao doente oncológico de acordo com os factores da vulnerabilidade ao stress, ajustamento mental à doença oncológica de um familiar e o coping resiliente (Tese de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.
Alves, M. {2010). Sofrimento do doente oncológico com necessidade de cuidados paliativas e a sobrecarga do cuidador informal (Tese de Mestrado). Faculdade de Medicina de Lisboa.
Bidarra, A. {2010). Vivendo com a dor: o cuidador e o doente com dor crónica oncológica. (Tese de Mestrado). Faculdade de Medicina de Lisboa.
Blanco, A., Antequera, R. & Aires, M. {2002). Percepción subjectiva dei cáncer. ln M. Dias, & E. Durà {Eds.), Territórios da Psicologia Oncológica (pp. 605-638). Lisboa: Climepsi Editores.
Caleiras, M. {2012). A comunicação da família, enquanto fator de (des) construção da vivência e sobrevivência, do jovem adulto sobrevivente a um cancro (Tese de Mestrado). Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida de Lisboa.
Canavarro, M. {1999). Inventário de sintomas psicopatológicos- BSI. ln M. Simões, M. Gonçalves, L. Almeida {Eds). Testes e Provas Psicológicas em Portugal (li vol.} pp.87-109. Braga: SHO-APPORT.
Carvalho, C. {2007). A necessária atenção à família do paciente oncológico. Revista Brasileira de Cancerologia, 54(1), 87-96.
Casmarrinha, M. {2008). Familiares do doente oncológico em fim de vida: dos sentimentos às necessidades (Tese de Mestrado). Instituto de Ciências Biomédias Abel Salazar.
Castro, S. {2008). Como aprende o cuidador principal do doente oncológico em fase terminal a cuidar no domicílio (Tese de Mestrado). Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Coelho, M. {2009). Influência do acto de cuidar na qualidade de vida do cuidador familiar do doente oncológico (Tese de Mestrado). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação de Lisboa.
Cotrim, H. {2007). Impacto do cancro colorectal no doente e cuidadores/ família: implicações para o cuidar (Tese de Doutoramento). Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Ferrario, S., Zotti, A., Massara, G., & Nuvolone, G. {2003). A comparative assessment of psychological and psychosocial characteristics os cancer patients and their caregivers. Psycho-Oncology, 12, 1-7.
Ferreira, M. {2011). Cuidar no domicílio: sobrecarga da família/ cuidador principal com doente oncológico paliativo (Tese de Mestrado). Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Figueiredo, P. & Pereira, M. {2006). Cancro do colo-rectal: impacte psicológico do tratamento no doente e cônjuge. Atas do VI Congresso de Investigação em Psicologia, pp. 87-103.