Resumo
Enquadramento: Com a entrada na Universidade podem iniciar-se comportamentos menos saudáveis, que podem estender-se para as outras fases da vida, levando a uma menor qualidade de vida. Objetivos: Identificar os estilos de vida dos estudantes de enfermagem; reconhecer fatores que dificultam ou facilitam os estilos de vida saudáveis; identificar modos de promover e sensibilizar para as práticas de estilos de vida saudáveis. Metodologia: Adotamos a metodologia “photovoice”, um método participativo (qualitativo), sendo aplicado em duas Instituições de Ensino Superior da região centro. A amostra envolveu 16 estudantes com idades entre os 18 e 28 anos. Resultados: A maioria dos estudantes engloba no seu estilo de vida: estudo intensivo, falta de tempo, alimentação não saudável e má conciliação entre a vida profissional/pessoal e escolar. Os fatores que facilitam os estilos de vida saudáveis são os media, enquanto, os que dificultam são a falta de tempo e de recursos, a publicidade e as influências. Conclusão: Os dados anteriores refletem a urgente necessidade de atuação na aquisição de estilos de vida saudáveis. É fundamental que as instituições de ensino superior recorram frequentemente a um estilo de vida, de aprendizagem e de trabalho que promova o desenvolvimento da saúde dos seus estudantes.
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