Simulador virtual em oncologia para o ensino de cuidados com cateter totalmente implantado para estudantes de enfermagem: estudo experimental

Autores

  • Maria das Graças Silva Matsubara Matsubara A.C.Camargo Cancer Center https://orcid.org/0000-0002-9943-6722
  • Eliza Costa Cijevschi A.C.Camargo Cancer center
  • Leticia Faria Serpa WISDOM Educação e Conexão Humana, São Paulo, SP, Brasil
  • Antônio Valerio Netto Federal University of São Paulo, Department of Health Informatics, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9215-8531
  • Daiane Arruda Saraiva A.C. Camargo Cancer Center, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8128-9445
  • Rita Tarcia Federal University of São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.37914/riis.v8i1.430

Palavras-chave:

educação continuada em enfermagem, realidade virtual, estudantes de enfermagem, sistema de aprendizagem em saúde

Resumo

Enquadramento: o simulador virtual surge como uma ferramenta tecnológica eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: comparar a eficácia de duas estratégias de ensino na formação de estudantes de enfermagem em oncologia, com foco na inserção de cateteres e nos cuidados com cateteres venosos centrais totalmente implantados. Metodologia: estudo experimental, controlado e aleatorizado, realizado com 55 estudantes de enfermagem. Os participantes foram divididos em dois grupos — controlo e experimental — e submeteram-se a diferentes intervenções educativas com conteúdo idêntico. A análise estatística incluiu testes de hipóteses e regressão, com um nível de significância fixado em 5%. Resultados: a amostra incluiu 55 estudantes (maioritariamente mulheres, com idades entre os 21 e os 23 anos). Ambos os grupos apresentaram melhoria na aprendizagem após a intervenção, mas sem significância estatística. Contudo, o grupo experimental mostrou uma melhoria significativa (p=0.003) na gestão de cateteres venosos centrais totalmente implantados em relação a eventos adversos. Não foram observadas diferenças significativas no que diz respeito ao perfil sociodemográfico, à formação académica ou à fluência digital. Conclusão: o programa de formação utilizando simulação em realidade virtual mostrou ser tão eficaz quanto o curso presencial combinado com um ambiente de aprendizagem virtual, com melhores resultados no conhecimento sobre eventos adversos para o grupo experimental.

Referências

Aguiar, B., Gomes, M., Lins, A., & Muniz, M.T. (2021). Utilização da Realidade Virtual para o Ensino em Saúde. Revista Educação Inclusiva, 5(1), 106-117. https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/325/292

Barros, P. R., Cazela, S. C., Bez, M. R., Flores, C. D., Dahmer, A., Mossmann, J. B., Fonseca, J. M., & Maroni, V. (2012). Um Simulador de Casos Clínicos Complexos no Processo de Aprendizagem em Saúde. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação. 10(1), 1-11. https://doi.org/10.22456/1679-1916.30867

Bezerra, I.M.P. (2020). State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of corona virus pandemic. J Hum Growth Dev. 30(1), 141–147. https://doi.org/10.7322/jhgd.v30.10087

Carley, A. (2015). Using technology to enhance nurse practitioner student engagement. Nurs Pract. 40(7), 47-54. https://doi.org/10.1097/01.NPR.0000465119.04536.0e

Cavalcante, C.B.T.L., Pereira, C.R.C., Souza, S.R., Brito, R.A.S., Nunciaroni, A.T., & Corrêa, V.A.F. (2022). Ensino da prática de cuidado em oncologia na graduação em enfermagem: estudo qualitativo. Research, Society and Development. 11(3), e52811326693. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26693

Costa, R.R.O., Medeiros, S.M., Martins, J.C.A., Menezes, R.M.P., & Araújo, M.S. (2015). O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Revista Espaço para a Saúde. 16 (1), 59-65. https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n1p59

Damacena, D.E.L., Pereira, D.A., Vidal, A.S., & Farias, M.D.S.B. (2020). O cuidado de enfermagem e o port-a-cath ou cateter totalmente implantado em pacientes oncológicos: uma revisão da literatura. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, 30 (2), 83–85. http://www.mastereditora.com.br/bjscr

Darmann-Finck, I., Wolf, K.D., Schepers, C., & Küster, J. (2016). Digital unterstütztes Lernen in der Pflegeausbildung. MedienPädagogik: Zeitschrift für Theorie und Praxis der Medienbildung. Medien Pädagogik, 16, 317–345. https://doi.org/10.21240/mpaed/jb16/2021.04.30.X

Dörner, R., Broll, W., Grimm, P., & Jung, B. (2022). Virtual und Augmented Reality (VR/AR). Springer. https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-030-79062-2

Elfagi, S.A., Nouh, F.G., & Elmansory, M.A. (2022). The Perception of Graduates on the Curriculum for Nutrition Education A Case Study at the Faculty of Public Health at the University of Benghazi. Journals Misuratau. 155-166. https://doi.org/10.36602/jebs.2022.I03.0

Fehring, R.J. (1987). Methods to validate nursing diagnoses. Heart Lung. 16, 625–9. https://core.ac.uk/download/pdf/213076462.pdf

Fischer, U.H.P., Müller, M., & Neumüller, M., (2021). Digitalisierung in der Pflegebranche fördern. Pflegezeitschrift. 74, 57–61. https://doi.org/10.1007/s41906-021-1148-x

Foronda, C.L., Alfes, C., Dev, P., Kleinheksel, A.J., Nelson, D., O'Donnell, J., & Samosky, J. (2017). Virtually Nursing. Emerging Technologies in Nursing Education. Nurse Educator. 42(1), 14-17.

https://doi.org/10.1097/NNE.0000000000000295

Gallego,s C., Tesar, A.J., Connor, K., & Martz, K. (2017). The use of a game-based learning platform to engage nursing students: a descriptive, qualitative study. Nurs Educ Pract. 27, 101-106. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2017.08.019

Gasperin, B.D.M., Zanirati, T., & Cavazzola, L.T. (2018). A Realidade Virtual pode ser tão boa como o treinamento em Sala Cirúrgica? Experiências de um Programa de Residência em Cirurgia Geral. ABCD Arq Bras Cir Dig. 31(4), e1397. https://doi.org/10.1590/0102-672020180001e1397

Gewandter, J.S., Eisenach, J.C., Gross, R.A., Jensen, M.P., Keefe, F.J., Lee, D.A., & Turk, D.C. (2019). Checklist for the preparation and review of pain clinical trial publications: a pain-specific supplement to CONSORT. PAIN Reports 4(3), e621,

https://doi.org/10.1097/PR9.0000000000000621

Gottems, L.B.D., Alvarez, A.M., & Almeida, L.M.W.S. (2014). Nursing education: quality, innovation and accountability. Rev Bras Enferm. 67 (4), 499–501. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2014670401

Hernández-Nieto, R.A. (2002). Contributions to statistical analysis. Universidad de Los Andes

Hong, C., & Wang, L. (2023). Virtual Reality Technology in Nursing Professional Skills Training: Bibliometric Analysis. JMIR Serious Games. 11 e44766. https://doi.org/ 10.2196/44766

Jafarizadeh, H., Rahmani, A., Habibzadeh, H., Amiri, S., Moghaddam, A.S., & Moradi, Y. (2017). The effect of blended training (Programmed and Lecture-Based Training) on learning health status assessment course among nursing students. Bali Med J. 6(3), 606-610. https://doi.org/10.15562/bmj.v6i3.688

Johnsen, H.M., Fossum, M., Vivekananda-Schmidt, P., Fruhling, A., & Slettebø, Å. (2018). Developing a Serious Game for Nurse Education. J Gerontol Nurs. 44(1), 15-19. https://doi.org/10.3928/00989134-20171213-05

Lessmann, J.C., Lanzoni, G.M.M., Gubert, E., Mendes, P.X.G., Prado, M.L., & Backes, V.M. (2012). Educação profissional em enfermagem: necessidades, desafios e rumos. Rev Min Enferm. 16(1), 106–10. http://www.revenf.bvs.br/pdf/reme/v16n1/15.pdf

Lima, V.V. (2017). Constructivist spiral: an active learning methodology. Interface. 21(31), 421-34. https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0316

Matsubara, M.G.S., & Domenico, E.B.L. (2016). Building a Virtual Learning Environment for Distance Education in Nursing Oncology. Int Arch Nurs Health Care 2(2), 1-5. https://doi.org10.23937/2469-5823/1510049

Matsubara, M.G.S., & Domenico, E.L.B. (2016). Virtual Learning Environment in Continuing Education for Nursing in Oncology: an Experimental Study. J Cancer Educ. 31(4), 804-810. https://doi.org/10.1007/s13187-015-0889-x

McGaghie, W.C., Issenberg, S.B., Cohen, E.R., Barsuk, J.H., & Wayne, D.B. (2011). Does simulation-based medical education with deliberate practice yield better results than traditional clinical education? A meta-analytic comparative review of the evidence. Acad Med. 86(6), 706-711. https://doi.org/10.1097/ACM.0b013e318217e119

Netto, A.V. (2021). Desenvolvimento de uma plataforma educacional baseada em realidade virtual para treinamento profissional. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología. 30, 66-73. https://doi.org/10.24215/18509959.30.e7

Netto, A.V., & Silva, C.I. (2022). Desenvolvimento de uma plataforma andragógica baseada em simulação virtual para qualificação e avaliação de alunos da área de saúde. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais. 7(1), 65-80. http://periodicos.ufc.br/resdite/index

Niederberger, M., & Spranger, J. (2020). Delphi Technique in health sciences: a map. Front Public Health. 8, 457. https://doi.org/10.3389/fpubh.2020.00457

Padilha, J.M., Machado, P.P., Ribeiro, A., Ramos, J., & Costa, P. (2019). Clinical Virtual Simulation in Nursing Education: Randomized Controlled Trial. J Med. Internet Res. 21(3), e11529. https://doi.org/10.2196/11529

Pfeifer, L., Fries, S., Stirner, A., Nagel, L., Cohnen, C., Aschentrup, L., Schönbeck, M., Nauerth, A., Raschper, P., Herzig, T., & Wrona, K.J. (2024). Positive Aspects and Potential Drawbacks of Implementing Digital Teaching/Learning Scenarios in Health Professions Using Nursing Education as an Example: A Research Report from Germany. Nurs Rep. 14 (1), 468-481. https://doi.org/10.3390/nursrep14010036

Riley, R.D., Snell, K.I.E, Ensor, J., Burke, D.L., Harrell Jr, Karel, GM Moons K.G.M, & Collins, G.S. (2019).Minimum sample size for developing a multivariable prediction model: PART II - binary and time-to-event outcomes. Statistics in Medicine. 38, 1276–1296. https://doi.org/full/10.1002/sim.7992

Rocha, C.J.T., Farias, S.A., 2020. Metodologias Ativas De Aprendizagem Possíveis Ao Ensino De Ciências E Matemática. REAMEC - Rede AmazEduc em Ciências e Matemática. 8 (2), 69-87. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9422

Rudarakanchana, N., Van Herzeele, I., Desender, L., Cheshire, N. J., 2015. Virtual reality simulation for the optimization of endovascular procedures: Current perspectives. Vasc Health Risk Manag. 11:195-202. https://doi.org/10.2147/VHRM.S46194

Serpa, L.F., Netto, A.V., 2024. Percepção de enfermeiras educadoras sobre treinamento simulado utilizando realidade virtual aplicado aos alunos do curso de enfermagem. Revista Saúde em Redes. 10 (1), 4267. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4267

Sung, H., Ferlay, J., Siegel, R.L., Laversanne, M., I., Soerjomataram, I., Jemal, A., & Bray, F. (2021). Global Cancer Statistics 2020: GLOBOCAN Estimates of Incidence and Mortality Worldwide for 36 Cancers in 185 Countries. CA Cancer J Clin. 71(3), 209-249. https://doi.org/10.3322/caac.21660

van Smeden, M., Moons, K.G.M., Joris, A.H. de Groot, J.A.H., Gary S Collins, G.S., Altman D.G., Eijkemans, M.Jc., & Reitsma, J.B. (2019). Sample size for binary logistic prediction models: Beyond events per variable criteria. Statistical Methods in Medical Research. 28 (8) 2455–2474. https://doi.org/10.1177/0962280218784726

Ximenes, F.R.G., Neto, D.L., Ribeiro, M.A., Freire, N.P., Kalinowski, C.E., Oliveira, E.N., & Albuquerque, I.M.A.N. (2020). Reflections on Brazilian nursing education from the regulation of the unified health system. Cienc e Saude Coletiva. 25(1), 37–46. https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.27702019

Zarili, T.F., & Nemes, M.I. (2021). Técnica Delphi no processo de validação do Questionário de Avaliação da Atenção Básica (QualiAB) para aplicação nacional. Saude Soc. 30(2), e190505. https://doi.org/10.1590/S0104-12902021190505

Downloads

Publicado

22-07-2025

Como Citar

Matsubara, M. das G. S. M., Cijevschi, E. C., Serpa, L. F., Netto, A. V., Saraiva, D. A., & Tarcia, R. (2025). Simulador virtual em oncologia para o ensino de cuidados com cateter totalmente implantado para estudantes de enfermagem: estudo experimental. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 8(1), e430. https://doi.org/10.37914/riis.v8i1.430