Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes
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Palavras-chave

briefing; prática simulada; enfermagem

Como Citar

Novais, S., Alves, M., Pinho, A. ., & Baltarejo, V. (2020). Briefing na prática simulada: representação para os estudantes e docentes. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 3(1), 17–30. https://doi.org/10.37914/riis.v3i1.77

Resumo

Enquadramento: a prática simulada é uma estratégia pedagógica que estimula a tomada de decisão em casos clínicos. A sua implementação decorre por etapas, sendo o briefing a primeira. Objetivo: compreender a representação do briefing para os estudantes e docentes envolvidos nas aulas de prática simulada do curso de licenciatura em Enfermagem. Metodologia: estudo qualitativo e descritivo orientado pela teoria das representações sociais. Participaram 37 estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem, que se encontravam inscritos em unidades curriculares que recorriam à metodologia de prática simulada e os 7 docentes das mesmas unidades curriculares. A recolha de dados foi realizada através de um questionário que continha um Teste de Associação Livre de Palavras. A analise de dados foi realizada através do software IRAMUTEQ. Resultados: os estudantes representam o briefing valorizando o domínio cognitivo, mas salientando igualmente o domínio afetivo. Os docentes valorizam a preparação dos cenários com o objetivo de alargar o horizonte dos estudantes, procurando aumentar o conhecimento e a experiência através do estabelecimento de objetivos de aprendizagem. Conclusão: considerando os objetivos da prática simulada, o briefing é representado como uma etapa promotora do conhecimento, das aprendizagens e das competências, mas também gerador de emoções.

https://doi.org/10.37914/riis.v3i1.77
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