Autocuidado familiar: ensayo teórico para familias con niños con discapacidad intelectual

Autores/as

  • Teresa Dionísio Mestre CHRC https://orcid.org/0000-0003-3175-5708
  • Ermelinda Caldeira , Comprehensive Health Research Centre, Professora Coordenadora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Universidade de Évora https://orcid.org/0000-0003-1949-9262
  • Manuel José Lopes , Comprehensive Health Research Centre, Professora Coordenador Principal, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Universidade de Évora https://orcid.org/0000-0002-7554-8041

DOI:

https://doi.org/10.37914/riis.v7i2.287

Palabras clave:

autocuidado, enfermería familiar, discapacidad intelectual, enfermedad crónica

Resumen

Marco contextual: el autocuidado surge en el contexto familiar, a pesar de ser visto como un determinante de la salud individual. La familia, entendida como sistema y unidad social, converge hacia un patrón de autocuidado y no una suma de ellos. Objetivo: transponer el autocuidado individual al autocuidado familiar, teniendo en cuenta las necesidades y características de las familias con niños con trastornos del desarrollo intelectual, adoptando el autocuidado familiar como concepto central de una pauta de cuidados. Metodología: ensayo teórico de reflexión sobre el concepto de autocuidado familiar en las familias identificadas, anclado en la Teoría del Autocuidado de Enfermería, el Modelo de Asociación de Cuidados, la Teoría del Autocuidado Medio en la Enfermedad Crónica y la Teoría General de Sistemas. Resultados: fueron identificados factores que condicionan el desarrollo del autocuidado familiar, que anteceden a cuatro dominios en constante interacción con el ambiente, la sociedad y la comunidad. A través de ellos, la familia busca mantener, proteger y/o promover la salud, mediada por conductas de monitoreo y manejo de la enfermedad. Conclusión: las familias analizadas buscan alcanzar la salud familiar, manteniéndola a través de prácticas de promoción de la salud y gestión de la enfermedad, siempre mediadas por comportamientos de autocuidado familiar.

Biografía del autor/a

Ermelinda Caldeira, , Comprehensive Health Research Centre, Professora Coordenadora, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Universidade de Évora

Ermelinda do Carmo Valente Caldeira. Concluiu o Doutoramento em Enfermagem em 2015 pela Universidade de Lisboa, Mestrado em Ecologia Humana em 2004 pela Universidade de Évora, Licenciatura em Enfermagem na Comunidade em 1998 pelo(a) Instituto Politécnico de Beja e Bacharelato em Curso de Enfermagem em 1989 pelo(a) Universidade de Évora Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus. É Professor Adjunto no(a) Universidade de Évora. É Vice-presidente do Conselho de Enfermagem Regional da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros. Publicou 11 artigos em revistas especializadas e 16 trabalhos em actas de eventos. Possui 4 capítulos de livros. Organizou 24 evento(s). Participou em 28 evento(s). Orientou 24 dissertações de mestrado. Orientou 6 trabalho(s) de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Desenvolvimento técnico em 2 projetos e Investigador em 4 projetos. Atua nas áreas de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde e em Enfermagem. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: oncologia; Educação sexual; Escola; Cuidados; visita domiciliar; Promoção da saúde; prevenção da doença; Crianças; Família; Idosos; Cuidadores informais; Sexualidade; velhice; representações sociais; humanização; cuidados; Sistemas de saúde

Manuel José Lopes, , Comprehensive Health Research Centre, Professora Coordenador Principal, Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Universidade de Évora

MANUEL JOSÉ LOPES. Professor Titular. Completou o Título Agregado em Enfermagem em 2020/10/15 pela Universidade de Lisboa - Reitoria, Doutorado em Ciências da Enfermagem em 2005 pela Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Mestrado em Ciências da Enfermagem em 1998 pela Universidade Católica Portuguesa e Certificado de Pós-Graduação em Direcção Estratégica de Universidades em 2008 pela Universitat Politècnica de Catalunya. É Membro do Conselho Editorial da Revista Cadernos de Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Membro do Conselho Científico do Prémio de Boas Práticas em Saúde da Direcção-Geral da Saúde, Membro do Conselho Científico da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, Coordenador do Observatório Português de Sistemas de Saúde, Membro do Conselho Editorial da Editora Martinari, Membro do Conselho Editorial da Revista Referência da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Vice-Presidente do Conselho Científico da Universidade de Évora, Instituto de Investigação e Formação Avançada, Membro do Conselho Científico da Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada e membro do Centro Integral de Investigação em Saúde. Publicou 97 artigos em revistas. Tem 35 secções de livros e 10 livro(s). Organizou 1 evento(s). Supervisionou 19 teses de doutoramento e co-orientou 3. Supervisionou 18 dissertações de mestrado e co-orientou 1. Participou e/ou participou como Investigador Principal em 6 projectos e Investigador em 1 projecto(s). Trabalha na(s) área(s) das Ciências Médicas e da Saúde com ênfase nas Ciências da Saúde com ênfase na Enfermagem. Nas suas actividades profissionais interagiram com 348 colaboradores co-autores de trabalhos científicos.

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Publicado

01-05-2024

Cómo citar

Mestre, T. D., Caldeira, E., & Lopes, M. J. (2024). Autocuidado familiar: ensayo teórico para familias con niños con discapacidad intelectual. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 7(2), 1–12. https://doi.org/10.37914/riis.v7i2.287