Satisfação do cliente cirúrgico com os cuidados intraoperatórios: uma revisão scoping
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Palavras-chave

Satisfação do cliente
Enfermagem perioperatória
Sala cirúrgica

Como Citar

Lomba, A., Pais Ferreira, L., & Gerónimo, L. (2023). Satisfação do cliente cirúrgico com os cuidados intraoperatórios: uma revisão scoping. Revista De Investigação & Inovação Em Saúde, 6(2), 103–114. https://doi.org/10.37914/riis.v6i2.249

Resumo

Enquadramento: a avaliação da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem é um indicador válido da qualidade dos cuidados e uma ferramenta útil para a melhoria contínua da qualidade dos mesmos. Porém, verifica-se que a temática tem sido pouco explorada no período intraoperatório, impossibilitando a identificação e desenvolvimento de intervenções de enfermagem que a promovam. Objetivo: mapear as dimensões da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no bloco operatório. Metodologia: revisão scoping, orientada pela metodologia do The Joanna Briggs Institute, na sua versão de 2020. Após aplicação dos critérios de inclusão, foram incluídos 8 artigos na revisão scoping. Resultados: foram identificadas algumas dimensões relevantes da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no bloco operatório (informação fornecida, relação estabelecida com os enfermeiros, satisfação das necessidades fisiológicas e ambiente físico do bloco operatório) e intervenções de enfermagem capazes de as satisfazer. Conclusão: As necessidades informacionais e relacionais do cliente, a sua homeostasia física e emocional e o funcionamento eficiente do bloco operatório são as dimensões mais amiúde identificadas e com maior relevância para a satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no bloco operatório.

https://doi.org/10.37914/riis.v6i2.249
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